Servidores se capacitam em Oficina oferecida pela Interlegis
De Parobé, no Rio Grande do Sul, a Rio Branco, no Acre, a oficina iniciada nesta segunda-feira no Interlegis recebeu mais de 30 servidores de Câmaras e Assembleias, que querem dar às suas casas mais transparência e qualidade nos serviços prestados. Até sexta-feira, eles vão receber informações práticas sobre como utilizar o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
A diretora-executiva do Interlegis/ILB, Elga Lopes, fez uma saudação aos participantes, que vieram a Brasília arcando com suas despesas. Higino Vieira, instrutor do curso, destacou as peculiaridades de cada casa legislativa e disse que a troca de experiências entre elas seria um fator a mais de integração.
Além de funcionários, pelo menos um presidente de Câmara veio participar das oficinas: Guido Vermoehlen, de Braço do Trombudo, cidade de menos de cinco mil habitantes de Santa Catarina. Ele falou do interesse em utilizar os produtos Interlegis para dar mais transparência aos trabalhos da Câmara.
Realidades distintas
Cada casa legislativa vive uma realidade diferente: há as que sequer têm portal na internet ou pagava por um serviço privado que foi suspenso (caso de duas cidades em Santa Catarina), até as que possuem todos os produtos fornecidos pelo Interlegis, além de TV e rádio FM, como a Assembleia Legislativa do Piauí. Ronaldo Borges, servidor da Assembleia, disse que as ferramentas disponibilizadas pelo Programa Interlegis sempre foram de grande utilidade e fez questão de fazer um agradecimento aos técnicos do Senado.
Roberto Jorge Ferreira relatou que a Assembleia de Rondônia, que trouxe seis servidores, vive uma situação semelhante, utilizando várias soluções oferecidas pelo Programa e que já estão sendo repassadas para a Escola do Legislativo e Câmaras do interior. Ele disse que recomenda a todos o uso dos produtos e serviços Interlegis.
O que nem sempre é fácil. Servidor de uma delas, a de Ouro Preto do Oeste, Olcymar da Silva, falou das dificuldades enfrentadas no dia a dia da casa, que vão de problemas tecnológicos até a falta de funcionários.
De acordo com os depoimentos feitos, a grande expectativa dos participantes é levar às suas casas mais transparência, a partir de ferramentas eficazes e de fácil utilização e que representam economia, já que são todas gratuitas.