30ª SESSÃO: CONCESSÃO DE TITULOS, GALERIA LILÁS e PREOCUPAÇÃO COM RODOVIAS.

por Daniel Augusto Schmoller publicado 27/09/2017 10h25, última modificação 13/07/2020 11h28
Veja o que ocorreu na Sessão de 25 de setembro.

Na 30ª Sessão Ordinária estiveram entre os destaques: a votação do Decreto Legislativo, tratando da concepção de título de cidadão honorário; A deliberação sobre a implantação de galeria lilás na Câmara; Apresentação de Indicações dos Vereadores Altair Rengel e Elimar Schlickmann; E votação de Projeto de Lei permitindo convenio com a Polícia Militar.

Na Sessão presidida pela Vereadora Ana Maria de Andrade Kreusch (PMDB), foi inicialmente deliberado o Decreto Legislativo nº03/2017 – “Concede Título de Cidadão Honorário do Município de Imbuia as Senhoras Dirce Herderscheidt, Néusa Sebold Esser, Neuza Terezinha Koerich, Bernadete Michels e Miriam Terezinha Alves”. A Presidente justificou a honraria dizendo que são pessoas que muito contribuíram no desenvolvimento do município, nas áreas de educação, cultura, agricultura e saúde. E que ainda contribuem muito para que Imbuia ofereça uma melhor qualidade de vida a seus munícipes.

A Mesa Diretora apresentou ao Plenário os Projetos de Resoluções 09, 10,11 e 12 de 2017. Este concedendo licença sem remuneração aos Vereadores Aldori Rengel, Elimar Schlickmann, Henrique Leopoldo Erhardt e Leonir Pedro Braun. Os mesmos estarão assim se afastando durante o mês de outubro das atividades legislativas.

A Mesa Diretora ainda apresentou para deliberação o Projeto de Resolução nº13/2017 – criando a Galeria Lilás no âmbito do Poder Legislativo Municipal. Justificado pela Vereadora Presidente como forma de destacar as mulheres que conseguiram se eleger Vereadora. Valorizando assim as mulheres, para que cada vez mais possa ter o engajamento delas na vida pública.

Ouve a apresentação de três indicações: Pelo Vereador Altair Rengel (PP) a Indicação nº21/2017 pedindo ao Executivo Municipal a implantação de portal no trevo localizado na Vila Silva, indicando chegada (Bem Vindo) e saída (Volte Sempre). Ajudando a embelezar e também delimitar o perímetro urbano. Rengel também apresentou a Indicação nº22/2017 pedindo ao Executivo e a ADR a implantação de acostamento no trecho da SC-281 entre a Vila Silva, até o centro da Cidade. O que proporcionaria maior segurança aos usuários da rodovia, bem como maior beleza.

O Vereador Elimar Schlickmann (PMDB) apresentou a Indicação nº23/2017 pedindo ao Executivo Municipal o estudo de viabilidade para criação de um projeto de combate e conscientização de controle da população de animais domésticos, em especial cães e gatos e controle de zoonoses no âmbito do Município de Imbuia.

Após o intervalo foi realizada a 02ª Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 06/2017 – Dispõe sobre o Plano Plurianual do Município para o Quadriênio 2018/2021 e da outras providências. Sendo este aprovado por unanimidade.

Sendo também realizada a 01ª Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 08/2017 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com o estado de Santa Catarina e da outras providências.

Na palavra livre de Grande Expediente usou da Palavra Livre o Vereador Vilson Steinheuser (PSDB) Parabenizou a SICREDI, pela inauguração da Agência em Imbuia. Seguindo comentou da visita do ônibus lilás na cidade. E também do mês outubro rosa. Parabenizando também as ações da Secretaria da Agricultura e ressaltando da preocupação com a queda na arrecadação.

O Vereador Leonir Pedro Braun (PMDB) sugeriu ao Executivo, a implantação de iluminação na Rua da CASAN. Sugere também para que o Executivo disponibilizasse a biografia de pessoas homenageadas. Comentando do ultimo censo, onde Imbuia se encontra com 6.133 habitantes. Por fim pede que a casa envie oficio a Secretaria da Saúde, de orientações atendendo a lei que cria a semana de combate ao câncer de próstata, que a Secretaria organizasse uma palestra para toda a população.

Vereador Elimar Schlickmann (PMDB) pediu que fosse enviado ao Diretor do Deinfra. Colocando que eles vão fazer melhorias na Serra na Ilha Grande. E assim em parceria com o município, fazer uma rotatória no termino da Rua Fernando Allein, próximo à casa do falecido Calo Biriba e também coloque iluminação. Deixou também os agradecimentos do Grupo de Mulheres da Samambaia.

Sendo a próxima sessão marcada para o dia 02 de outubro de 2017 às 19:00 horas.

Para escutar a Sessão Completa pode clicar aqui